Pular para o conteúdo

A importância de um advogado na elaboração de contratos

elaboracao de contrato

Precisa de um contrato e está em dúvida se é necessário contratar um advogado?

Está na dúvida se vale a pena investir neste serviço?

Cuidado com os contratos, não e tão simples quanto se pensa!

Não há obrigatoriedade legal em contratar um advogado para redigir ou revisar seus contratos, mas contar com o apoio técnico de um profissional da área é fundamental e vou explicar o porquê.

Algumas pessoas ainda relutam em contratar um advogado na hora de elaborar um contrato; buscam modelos na internet ou até mesmo nem chegam a formalizar um instrumento contratual e tratam de negócios na informalidade, por e-mails e até por mensagens de WhatsApp.

Contar com o trabalho de um advogado demonstra profissionalismo, clareza no tratamento do negócio ajustado entre as partes, organização, seriedade e com certeza garantirá direitos e obrigações para ambas as partes.

Vamos entender neste artigo o que é um contrato e por que a consultoria de um advogado faz toda a diferença.

O que é um contrato e o que ele precisa ter para ser válido?

O contrato é o documento que formaliza a obrigação dos envolvidos. Para ser eficaz precisa ser capaz de antepor incontáveis situações como prazos, forma de pagamento, inadimplemento, ou seja, o descumprimento da obrigação assumida, verificação do cumprimento do contrato e inúmeras outras questões que envolvem determinado negócio jurídico.

Um advogado qualificado e experiente é capaz de antecipar-se a eventuais situações para incorporá-las ao instrumento, abarcando o maior número de situações prováveis a fim de evitar futuras discussões.

Poupe dissabores contando com o trabalho de um advogado especialista

Ainda, em muitas situações o contrato já vem apresentado por uma das partes do negócio jurídico e ao tentar interpretar este contrato, é comum a pessoa não conseguir compreender uma ou mais cláusulas, ou dar a elas interpretação equivocada, mas a compreensão técnica de cada detalhe é fundamental.

Ainda que você disponha de tempo extra para se dedicar a elaboração de um contrato, você provavelmente saberá muito menos que alguém que teve formação jurídica extensa e possui experiência na área.

O advogado é o profissional mais adequado para estar ao seu lado neste momento. Ele irá explicar e orientar sobre as consequências jurídicas daquilo que se encontra escrito. Isso vale tanto para o contrato que você precisa redigir quanto para o contrato que você recebe para assinar e deve revisar.

Tenha segurança jurídica para firmar compromissos de longo prazo!

Se considerarmos contratos de alta complexidade, é natural conter inúmeros pontos distintos a ser negociado, o que pode vir a gerar alguns desentendimentos entre as partes. Estes pontos podem muito bem serem ajustados diretamente entre os advogados de cada parte.

Portanto, além de economizar tempo, certamente irá economizar dinheiro, visto que discutir judicialmente um contrato mal elaborado sai muito mais caro do que se prevenir consultando um advogado antes de assiná-lo.

O judiciário lida com milhares de processos que discutem revisão de cláusulas contratuais, porém, nem sempre o seu problema ou sua insatisfação é atendida dentro de uma discussão sub judice.

Por mais simples que seja o contrato, é o advogado que tem as qualificações e domínios necessários de técnicas jurídicas fundamentais para expor de forma clara e precisa, evitando desgastes e até permitindo ao juiz interpretar corretamente aquilo que as partes ajustaram.

Compartilhe esse conteúdo

Janaina Dihl

Janaina Dihl

Dra. Janaina é advogada fundadora do escritório Janaina Dihl Advogados Sociedade Individual de Advocacia com registro jurídico perante a OAB/RS sob o nº 6.325 e localizada no bairro Passo D’Areia em Porto Alegre/Rio Grande do Sul.

Envie seus comentários

Continue conosco